quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Wood Anatomy of Tree Rings

Regressado da 9th International Winter School "Wood Anatomy of Tree Rings" escrevo para salientar o quanto profícua foi a participação neste curso.

Aconselho todos aqueles que se interessem por anatomia de madeiras a participar neste curso, leccionado por Holger Gärtner e Fritz Schweingruber (já uma lenda nesta área), onde se aprende não só o básico para a identificação de madeiras mas também princípios de dendroecologia que poderão ser muito interessantes para aplicar às realidades arqueológicas (existem alguns estudos interessantes nesta área).

Saliento que também para quem já tem conhecimentos de identificação de madeiras este curso é muito proveitoso. Participaram nele, como alunos, pessoas com vários anos de experiência na área. Num total de 18 alunos, contavam-se pessoas de 11 nações diferentes (!!), constituindo um importante espaço de partilha de conhecimentos e experiências.

A razão pela qual não publicitei o evento no blogue deveu-se ao facto das inscrições já estarem fechadas quando este blogue teve inicio. No entanto, entre 11 e 17 de Abril irá decorrer a 10ª edição do curso, na mesma localidade, Klosters Dorf, no meio das montanhas suíças.


As boas noticias não terminam aqui. Na página pessoal de Gärtner, é anunciado que a 11ª edição decorrerá no Inverno do próximo ano em Lisboa. Vejam em: http://www.wsl.ch/staff/holger.gaertner/

Por experiência própria posso dizer que este curso é garantia de aprendizagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.