quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Base de dados de Arqueobotânica - o exemplo de Maryland

Começo por referir que este post resulta de uma sugestão de um leitor do blogue, Rui Gomes Coelho, que enviou há uns dias a noticia de um site recentemente criado.

O site Maryland Archaeobotany pode ser consultado em http://www.jefpat.org/archeobotany/Home.aspx

Confrontado com a dispersão de dados de arqueobotânica por diversos meios científicos, o Maryland Archaeological Conservation Laboratory, resolveu desenvolver uma plataforma - o referido site - para disponibilizar ao público dados de arqueobotânica referentes a esse estado americano.

O resultado deste esforço é extremamente interessante. O site contém glossários, textos didácticos, sínteses interpretativas e uma base de dados. Esta base de dados é muito prática, permitindo pesquisas simples ou combinadas, por espécies (sementes e madeiras), sítios arqueológicos, regiões e ainda por períodos cronológicos.

Aconselho veementemente que passem algum tempo a explorar o site.

Não resisto em deixar aqui o repto: para quando um projecto destes para o nosso país? Uma base de dados que permita a qualquer pessoa em qualquer local do mundo - por isso mesmo terá de ser, no mínimo, bilingue - aceder a toda a informação de Arqueobotânica referente a Portugal.

Agradeço a Rui Coelho a sugestão e fico à espera de outras mais por parte dos nossos leitores. O mail para o fazerem está na barra lateral à vossa direita.

1 comentário:

  1. Prezados, acabei de replicar esta informação no Pesquisa Mundi - http://pesquisamundi.blogspot.com - Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.