sexta-feira, 16 de abril de 2010

Agricultura pré-colombiana origina biodiversidade

Agricultura pré-colombiana terá contribuído de forma determinante para o aumento de biodiversidade na Amazónia. É a conclusão de um estudo coordenado por Doyle McKey e que combina dados de diversas origens, como a arqueobotânica, a sedimentologia e a ecologia.

Aparentemente, diversas estruturas de terra construídas por agricultores em época pré-colombiana tornaram-se, depois de abandonadas, em ricos ecossistemas. Num contexto de savana, tipicamente plano e monótono, estas irregularidades no terreno constituíram-se como novos ecossistemas, diferentes da restante savana e, por isso, constituem-se como verdadeiros acréscimos de biodiversidade.

A conclusão não é de todo surpreendente, afinal até em Portugal, mesmo sem abandono dos terrenos agrícolas, os mosaicos com áreas de exploração agrícola tradicional, manchas de bosque (usadas para aprovisionamento de lenha), áreas de prados e matos para pastagem, constituem-se como áreas de grande biodiversidade, pela simples razão de que são compostas por diversos ecossistemas, cada um com as suas espécies características.

Assim, na Guiana, o que os agricultores pre-colombianos fizeram foi criar "physical and biogeochemical heterogeneity in flat, marshy environments by constructing raised fields" (McKey et al. 2010).

Segundo o site treehugger este estudo "also raises the question of what is actually an unaltered, natural landscape". É um tema interessante e muito debatido. Relembro uma das primeiras mensagens escritas neste blogue a 23 de Novembro de 2009 (http://arqueociencias.blogspot.com/2009/11/espaco-como-categoria-cultural.html).

Referências:

McKey, D.; Rostain, S.;Iriarte, J.;Glaser, B.; Birk, J.; Holste, I.; Renard, D. (2010 - first on line) - Pre-Columbian agricultural landscapes, ecosystem engineers, and self-organized patchiness in Amazonia. Proocedings of the National Academy of Sciences of the United States of America.

http://www.newscientist.com/article/dn18762-how-interfering-humans-helped-amazon-diversity.html

http://www.treehugger.com/files/2010/04/pre-columbian-farming-helped-increase-amazon-biodiversity.php

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.