quarta-feira, 20 de julho de 2011

Terra Preta de Índio: um contexto antrópico excepcional

A origem da Terra Preta na América do Sul é um tema intrigante que tem sido alvo de diversas abordagens na Arqueologia daquele sub-continente. Um sedimento extremamente fértil – sem paralelo na área – que tem uma origem antrópica e que terá potenciado a subsistência e crescimento de comunidades humanas na Amazónia há cerca de 2500 anos.

A terra preta surge em manchas de extensões variáveis entre poucas dezenas de hectares até várias centenas. Trata-se de um sedimento criado pelas comunidades que aí viveram, contendo grande quantidade de matéria orgânica e até 70 vezes mais carvão do que os sedimentos envolventes. Podemos imaginar o potencial para estudo de Arqueologia Ambiental.

Ao que parece a “fórmula” de preparação deste solo antrópico não é totalmente conhecida hoje, resultado do abandono dessas áreas e sua conquista pela floresta e do abandono das práticas agrícolas que lhes estavam associadas, i.e., erosão do Traditional Agro-Ecological Knowledge. Facilmente conseguimos imaginar o potencial destes solos férteis nas zonas tropicais onde os bons solos de cultivo não são muito abundantes.

É possível encontrar informações acerca desta realidade em diversos artigos e posts on line. Deixo aqui alguns exemplos:

http://en.wikipedia.org/wiki/Terra_preta

http://archaeology.about.com/b/2011/07/18/terra-preta.htm

http://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=&id=tH2fWtRevhcC&oi=fnd&pg=PA1&dq=terra+preta&ots=MmwarqCghw&sig=PInNwcHjM34-ixS8k_FOaPaIGFM#v=onepage&q=terra%20preta&f=false

http://www.jstor.org/stable/280517

http://www.springerlink.com/content/ch88m96jtrfrj4gk/

http://dbs.galib.uga.edu/cgi-bin/ultimate.cgi?dbs=getd&userid=galileo&query=id%3Auga_german_laura_a_200105_phd&_cc=1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.