segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Curso de SPSS

Outro curso, também do GEMAC, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Realiza-se em Dezembro, com a designação de "Métodos estatísticos com o SPSS".

Tem o seguinte programa:

1- Introdução ao interface SPSS: janelas e menus, ajuda, operações básicas, abrir/guardar ficheiros, exportar figuras e imprimir relatórios, definição de variáveis: tipos de variável, escalas de medida, valores em falta e valores aberrantes.
2 - Análise exploratória e Visualização: quadros resumos (contagens e estatísticas descritivas), algumas representações gráficas (diagrama de barras, histograma, diagrama de caule-e-folhas, caixa de bigodes), definição de subgrupos e representações gráficas para comparação de subgrupos.
3 - Testes de hipótese para comparações: paramétricos (testes t e ANOVA) e não paramétricos.
4 - Correlação bivariada: tipos de correlação e testes de hipótese.
5 - Regressão linear bivariada: representações gráficas, o método dos mínimos quadrados, coeficiente de correlação e medidas de qualidade do modelo, valores residuais e inferência estatística, valores previstos.
6 - Análise factorial de componentes principais: selecção de variáveis, testes de validade da análise factorial, métodos de extracção dos factores, rotações, scores.
7 - Análise de clusters: etapas da análise de clusters, dendogramas, validação da análise de clusters, interpretação de uma análise de clusters.
8 - Análise discriminante: formulação do problema, cálculo das funções discriminantes, validação da análise discriminante, interpretação dos resultados de uma análise discriminante.


Podem ver mais informações no site.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.