sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Biblioteca de Arqueologia

Em arqueociências, como na arqueologia, uma boa biblioteca é essencial para se conseguir fazer investigação de qualidade. Infelizmente, em Portugal não abundam as bibliotecas com bons acervos de arqueologia e, ainda menos, de arqueociências. Por isso, quando frequentamos aquela que é a excepção não fica mal deixar aqui um elogio.

Já não ía há muito tempo à biblioteca de arqueologia do Igespar. Fui, pela primeira vez esta semana às instalações do Palácio da Ajuda e fiquei muito agradado. Melhor que as velhas instalações do Instituto Arqueológico Alemão e melhor que as duas localizações nas instalações do IPA em Belém. Este novo espaço é agradável, potenciador de trabalho e concentração. O acesso aos livros é rápido - nada como o acesso directo para facilitar as buscas e, ao mesmo tempo, para potenciar a descoberta de trabalhos que desconhecíamos.

No que respeita à arqueobotânica, área que melhor posso julgar, a biblioteca tem abundantes obras, ainda que faltem várias obras de referência (por exemplo "Arqueologia de las plantas" de Ramon Buxó). Por outro lado, é possível ter algumas surpresas.

Noto ainda com alguma surpresa, pela negativa, que nem todos os relatórios da série dos "Trabalhos do CIPA" estão disponíveis na biblioteca, o único local onde é possível consultá-los. Faltam relatórios de quase todas as áreas do antigo programa de arqueociências do IPA/IGESPAR. Questiono: para quando a sua disponibilização on-line? O CNANS disponibilizou os seus (vejam aqui), e as outras àreas quando seguem o exemplo?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.