quarta-feira, 26 de maio de 2010

Homenagem Póstuma

É por vezes difícil encontrar as palavras certas para um post. Desta vez, a dificuldade ganha novos contornos porque este post trata de uma perda. Trata do desaparecimento de alguém que vai deixar irremediável saudade naqueles com quem conviveu. Refiro-me ao Nuno Caldeira, falecido ontem de forma súbita e consternadora.

O Nuno era “informático” e passou grande parte da sua vida adulta ao serviço do ex-Instituto Português de Arqueologia e do actual IGESPAR.
Contribuiu significativamente para a Arqueologia Portuguesa, porém o seu trabalho limitou-se na maioria das vezes aos bastidores e provavelmente, muitos arqueólogos nunca ouviram falar dele. Há algumas semanas apresentei aqui uma entrevista a duas das responsáveis pela base de dados relativa ao Património Osteológico Humano em Portugal (POHP). Esta base de dados é um ramo do Endovélico – um precioso sistema de informação e gestão arqueológica co-desenvolvido pelo Nuno. Dado o seu falecimento, considerei importante prestar-lhe aqui a homenagem merecida pelo seu inestimável contributo para o progresso da Arqueologia em Portugal.

Conheci o Nuno há apenas 6 anos. Se há alguma descrição que lhe faça justiça, é esta: Durante todo este tempo em que o incomodei com os meus problemas informáticos, não houve vez alguma em que ele não me recebesse com um sorriso e não se prontificasse a ajudar!

Os arqueólogos são peritos em fazer “reviver” culturas e pessoas. Em boa justiça, espero que saibam também preservar na lembrança a memória do Nuno. Por seu lado, o Arqueociências envia-lhe um muito obrigado e endereça os mais sentidos pêsames à sua família e amigos.

1 comentário:

  1. Há pessoas que passam, apenas, pelas nossas vidas...Há outras que passam, mas ficam para sempre.
    É o caso do Nuno Caldeira que nos punha à frente dos seus trabalhos ficando, por isso, muitas vezes, a trabalhar até de madrugada.
    Apesar de como dizes (e muito bem) passar despercebido, ele foi a força motriz que fez funcionar muitas coisas...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.