terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Toca a tirar os projectos da gaveta!

A publicação de livros científicos é um fenómeno raro em Portugal, e ainda mais singular se torna esse fenómeno quando nos referimos a obras na área das arqueociências. Lamentavelmente, as legítimas ambições comerciais das editoras tradicionais não se coadunam com o reduzido universo de pessoas que segue este tipo de temáticas. Por essa razão, a publicação de monografias no panorama português tem-se limitado a um circunscrito conjunto de obras que resultam frequentemente de edição ocasional por parte de alguns municípios ou aos Trabalhos de Arqueologia do IGESPAR, IP que constitui um raro e salutar exemplo de edição continuada deste tipo de trabalho. Os investigadores portugueses têm agora ao seu dispor mais uma alternativa editorial: A Vessants, Arqueología i Cultura SL.

A Vessants tem como um dos seus principais objectivos a publicação de obras na área da cultura e do património histórico e arqueológico na Península Ibérica. Apresenta uma estratégia inovadora que, segundo os seus responsáveis, assenta numa visão “realista do mundo editorial”. Deste modo, a Vessants aposta num sistema de impressão a pedido que reduz os custos de produção, garantindo ao mesmo tempo que as suas obras nunca fiquem esgotadas. A edição de livros em formato e-book faz também parte da sua oferta editorial. Para além disso, a Vessants opta por licenças Creative Commons que, ao contrário da tradicional Copyright, garante apenas a reserva de alguns direitos, permitindo por exemplo a fotocópia integral das suas edições.

A Vessants constitui assim uma alternativa a todos os investigadores que pretendam ver as suas obras publicadas sem as condições e limitações impostas pelas editoras tradicionais.

Chamo a atenção para a mais recente publicação, da autoria do Doutor Nicholas Marquez-Grant que apresenta os resultados do estudo antropológico de restos humanos medievais provenientes de Trás-os-Montes e que tem o seguinte título: The human remains from the churches of São João and São Vicente, Bragança (Portugal).

Para mais informações, por favor visitem:

http://www.vessants.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.