sábado, 21 de novembro de 2009

Anatomia de Madeiras on-line

Quem se interessa pela antracologia e identificação de madeiras sabe que o guia anatómico europeu mais utilizado é o célebre e esgotadissimo "European wood anatomy" de F.H Schweingruber (1990). Interessa saber também que este guia e respectiva chave dicotómica estão on-line em http://www.wsl.ch/land/products/dendro/ . Infelizmente, trata-se de uma versão menos completa (faltam espécies determinantes para o estudo da nossa flora), embora apresente mais imagens de cada uma das espécies representadas. Aqui encontram também a imagem desta mensagem (a secção transversal de Quercus robur -Carvalho alvarinho).

De qualquer forma, aquela que é talvez a mais completa chave de identificação de madeiras com a qual contactei está disponível on-line em formato Delta. Vejam em http://www.holzanatomie.at/.

Trata-se da Anatomy of European and North American woods - an interactive identification key e baseia-se nos critérios descritivos definidos pela IAWA - International Association Wood Anatomists. Como não tem ilustrações associadas, deverá ser usada conjuntamente com uma obra de referência como a já citada, de autoria de Schweingruber.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.