sexta-feira, 20 de maio de 2011

"Espaços e Arquitecturas em Tell Beydar", um projecto internacional com participação portuguesa

No seguimento do post anterior, dou conhecimento de mais um projecto internacional com participação portuguesa. Trata-se do projecto de investigação “Espaços e Arquitecturas em Tell Beydar” (PTDC/HIS-ARQ/103337/2008) que conta com uma equipa da Universidade de Coimbra, coordenada por Dr.ª Maria da Conceição Lopes e enquadrada numa missão mais vasta da responsabilidade do Centro de Estudos Europeu para a Alta Mesopotâmia (ECUMS).

(imagem retirada do site oficial - aqui)

Tell Beydar localiza-se em território Sírio, próximo da fronteira com o Iraque. Este sítio arqueológico corresponde à cidade de Nabada, fundada no III milénio a.C. período no qual surgiram as primeiras cidades no Norte da Mesopotâmia. Esta localidade foi abandonada no final do III milénio e reocupada posteriormente.

A participação portuguesa conta com uma página na internet (ver aqui) onde é feita uma descrição pormenorizada do projecto e são apresentados os resultados até agora obtidos.

A missão portuguesa incide essencialmente sobre as ruínas do período helenístico, após a conquista de Alexandre.

O sítio da internet salienta principalmente o estudo dos materiais cerâmicos, estudo esse de grande relevância, tendo em conta a escassez de abordagens adequadas a estes materiais helenisticos ao longo dos últimos dez anos de investigação na jazida. Ainda assim, tendo contactado a arqueóloga responsável pela equipa portuguesa, fui informado que a equipa internacional garante uma abordagem interdisciplinar que inclui não só os estudos dos artefactos, como também estudos de arquitectura e estudos paleoambientais.

Este projecto é um bom exemplo de cooperação internacional. Este tipo de cooperação é determinante para o crescimento da Arqueologia portuguesa e para a sua projecção internacional, valorizando os nossos investigadores e as nossas universidades.

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.