segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Estudo revela que os neandertais afinal cozinhavam e comiam legumes

Uma notícia do Público, seguida de um curto comentário:

O homem de Neandertal, extinto há 30 mil anos, alimentava-se de carne e de vegetais e cozinhava os alimentos, segundo um estudo publicado hoje na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, PNAS, citado pela AFP.

As investigações anteriores indicavam que os Neandertais eram sobretudo caçadores carnívoros, o que teria precipitado a sua extinção.

Pensava-se que os primeiros homens modernos com os quais aqueles coexistiram durante cerca de 10 mil anos teriam sobrevivido graças ao consumo de outros tipos de alimentos, como vegetais, peixes e mariscos, conforme os locais onde viviam.

O novo estudo parte da análise de partículas de alimentos contidas nas placas de tártaro dos dentes fossilizados de Neandertais descobertos em sítios arqueológicos do Iraque e da Bélgica, e trazem uma nova luz sobre estes primos desaparecidos.

Os investigadores, orientados por Dolores Piperno, do departamento de Antropologia do Museu de História Natural Americano Smithsonian, descobriram grãos de amido provenientes de várias plantas, entre as quais uma erva selvagem, e vestígios de diferentes legumes, raízes e tubérculos.

Muitos desses alimentos tinham sofrido modificações físicas correspondentes à cozedura, nomeadamente os grãos de amido, o que faz pensar que o homem de Neandertal dominava o fogo, tal como os primeiros homens modernos.

Os dentes continham também vestígios de partículas de tâmaras e de amido de outros vegetais que os investigadores continuam a tentar identificar.

Nenhum artefacto de pedra indica, no entanto, que os Neandertais utilizavam utensílios para moer os grãos, pelo que é provável que não praticassem agricultura.



A noticia é interessante embora deva confessar que ainda não li o artigo do PNAS. Saliento no entanto a última frase:
Nenhum artefacto de pedra indica, no entanto, que os Neandertais utilizavam utensílios para moer os grãos, pelo que é provável que não praticassem agricultura. [!!!!]

Trata-se, certamente, de um erro jornalístico. Como é que alguém colocaria a hipótese, ao ponto de assumir como questão de trabalho, que os Neandertais praticavam agricultura?! E se surgissem utensílios para moagem, seríamos confrontados com a teoria de que os Neandertais eram já agricultores? Como se não se pudessem esmagar estruturas vegetais, grãos ou outras, de origem silvestre...

2 comentários:

  1. Bom, já nem digo nada!

    Só neste mês de Dezembro saíram artigos declarando que hominíneos extintos há cinquenta mil anos contribuíram para o património genético dos actuais melanésios e que o Homem Moderno pode afinal ter tido a sua origem no Médio Oriente há 400 mil anos!

    Só a eventual notícia do Neandertal ter sido o primeiro humano na Lua me poderia agora surpreender. E mesmo assim…

    ResponderEliminar
  2. Aqui está o link para a noticia no jornal Público espanhol:

    http://www.publico.es/ciencias/353598/los-neandertales-sabian-cocinar

    a noticia está claramente mais bem escrita, tem mais detalhes e até consultaram um especialista para dar a sua opinião, algo que por vezes também acontece na versão portuguesa mas que desta vez não foi opção.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.