quinta-feira, 25 de novembro de 2010

JIA 2010

Ainda no âmbito das IV Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica, divulga-se aqui novo apelo a contribuições para uma sessão organizada por investigadoras da Universidade Autónoma de Barcelona.

"As IV Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica - JIA 2011 – são um evento científico realizado por e para investigadores (não doutorados) em Arqueologia, que irá realizar-se de 11 a 14 de Maio de 2011, no Campus Gambelas da Universidade do Algarve (www.jia2011.com). Neste sentido, irá ser proposta uma sessão sob o tema:

'Novas abordagens em arqueologia: tecnologias digitais e metodologias computacionais'.

Os objectivos desta sessão consistem em debater tecnologias inovadoras que nos ajudem a investigar, compreender e visualizar a dinâmica de padrões socioculturais através dos tempos, bem como representar o património cultural; partilhar novas perspectivas sobre métodos computacionais aplicados à arqueologia; e incentivar o diálogo entre os participantes sobre as questões teórico-metodológicas inerentes.
Esta sessão não se encontra dirigida a nenhuma área de estudo ou período cronológico/cultural específicos, de modo a permitir a contribuição de um maior número de participantes.
Desta forma, procuramos contribuições que avancem o estado da arte das tecnologias e metodologias disponíveis, que contribuam para a resolução de questões arqueológicas específicas, nomeadamente:

•Simulação arqueológica e modelos preditivos;
•Modelos baseados em agentes;
•Inteligência artificial;
•Captura 2/3/4D (fotogrametria, laser, luz branca estruturada), processamento e análise digital de dados;
•Morfometría geométrica;
•Métodos quantitativos;
•Visualização, colecções digitais e representação virtual do património.
Aos interessados em participar nesta sessão, pedimos que nos enviem o respectivo tema de comunicação e contactos (nome, instituição, email, telefone) para veramoitinho@gmail.com até 30 de Novembro, de maneira a incluir na proposta a enviar à comissão organizadora do JIA.


Gratas pela atenção,

Vera Moitinho de Almeida
(Universitat Autònoma de Barcelona)

Florencia del Castillo
(Universitat Autònoma de Barcelona)"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.