quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Alterações ambientais/Evolução ambiental

O Homem altera o Ambiente? Parece ser uma questão absurda ou de resposta óbvia, mas não é. Ingold questiona esta ideia, defendendo que o Homem não é uma agente externo à natureza. “people live not on or off the environment but within it” (apud Bell e Walker 2005). O Homem é um factor ecológico.

De facto, a realidade pode ser entendida desta forma e a crítica é pertinente pois é evidente que essa separação entre Homem e Ambiente é assumida em muitos discursos.

De qualquer forma, dizer que o “Homem altera o Ambiente” ou que uma mudança é “antropogénica” é um auxiliar de discurso importante para descrever mudanças provocadas por acções directas de um interveniente das dinâmicas ambientais, o Homem. Do mesmo modo, podemos dizer que há alterações provocadas por factores climáticos e não estamos necessariamente a implicar que o Clima seja exterior ao ambiente.


Referência:

Bell, M., Walker, M. (2005). Late Quaternary Environmental Change. Physical and Human Perspectives, Pearson/Prentice Hall.

Ou seja, dizer que o Homem altera o Ambiente não implica que consideremos o Homem um factor externo ao ambiente ainda que muitos o considerem como tal.

“Alterações ambientais” são uma “evolução ambiental” e raramente se encontra um único factor a determinar a sua tendência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.